Olá pessoal, estes são os textos que foram selecionados para a partir deles fazer uma classificação, onde o escolhido irá participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. Logo estaremos anunciando a classificação.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

GRITO OBSCURO

A marginalização é um problema que não abala somente nosso município, mas sim a nação toda, o mundo inteiro. Mas por que isso acontece? Por que o índice de marginalização tem crescido assustadoramente? Por que cada vez mais os jovens se envolvem com marginais, sabendo que isso leva a nada? São tantas as perguntas, não?
A marginalização como tantos outros problemas começa muito cedo, quando o indivíduo ainda está em desenvolvimento, ou seja, ainda é apenas uma criança. Estudos indicam que a maioria deles se torna vândalos por complicações na infância, causados por falta de atenção, carência afetiva por parte dos pais; e isso os faz pensar que de alguma forma sua vida os ajudará.
O crescimento da marginalização é assustador, basta ligar a televisão em qualquer canal local, e lá está, mas não é somente na televisão, a realidade está em cada esquina que se passa. Muitos são os menores que frequentam à noite sem a companhia de adultos para monitorá-los a mercê daqueles que desviam o carater dos mais fracos induzindo-os a drogas e posteiromente a roubos para sua manutenção. Alguns veem isso como forma de se libertarem das inconveniências da vida, uma saída de emergência, e que na maioria das vezes se forma um ciclo vicioso, e esses indivíduos, mesmo com toda conscientização que lhe é passada, não dão conta do que faz e fez.
Existem muitos meios de se previnir a marginalização gerada por traumas psicológicos, um deles é a terapia, mas infelizmente a maioria das famílias desses marginais não tem condições financeiras para tal, o governo muitas vezes cede ajuda apenas para casos mais complicados. Sinceramente é relevante essa realidade, em pleno século XXI  ainda não se “sabe” lidar com tal problema.
Josiane Bittencourt. 

Um comentário:

  1. Olá Josiane,
    Infelizmente estamos diretamente ligados a este triste cenário, porém, não podemos nos acostumar com ele de forma a tratá-lo com normalidade.
    Parabéns pelo texto.
    Um abraço

    Profª Joseane
    http://blogandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir