Olá pessoal, estes são os textos que foram selecionados para a partir deles fazer uma classificação, onde o escolhido irá participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. Logo estaremos anunciando a classificação.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

COLETA DE RESÍDUOS E SUA PROBLEMÁTICA

Resíduo popularmente conhecido como “lixo” é toda e qualquer matéria indesejável resultante de atividades humanas. A irresponsabilidade da coleta dos mesmos é um problema sócio-ambiental.
Primeiro a comunidade não recebe informações sobre o itinerário do caminhão coletador; horários, dias, frequência; assim colocam seus resíduos em frente às casas armazenados em sacos plásticos. Apesar disso fica vulneráveis a animais de rua que rasgam os sacos, deixando-os expostos a vetores de coenças atraídos pelo mau odor gerado pelo xorume produzido pela decomposição da matéira orgânica, o mesmo causa poluição do solo e das águas superficiais e dependendo da quantidade até águas subterrâneas.
O acúmulo de lixo também prejudica a questão estética.
Segundo moradores dos bairros de difícil acesso do caminhão coletador, a prefeitura instala pequenos pontos de armazenagem dos resíduos onde somente os garis pegam o resíduo e levam até o caminhão. Mas como isso não é eficazmente frequente, ocorre o acúmulo excessivo de resíduos, transbordam e ficam expostos ao ar livre, quando chove os mesmos são levados para corregos e vegetações próximos atraindo vetores de doenças, tornando-se um problema de saúde pública.
A responsabilidade é da prefeitura que deve controlar a coleta, informar a população do etinerário, realizar treinamentos com os garis para que cumpram seu trabalho com mais eficácia e conscientizar a comunidade sobre a importância de colocar o lixo no dia especificado pelo etinerário produzindo assim benefícios a todos.
Aluna: Ana Paula Carneiro Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário