Olá pessoal, estes são os textos que foram selecionados para a partir deles fazer uma classificação, onde o escolhido irá participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. Logo estaremos anunciando a classificação.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DIVERSIDADE NA SOCIEDADE

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, está ligado aos conceitos de pluralidade e multiplicidade, há um concenso geral entre os principais antropólogos que o primeiro homem sugir na Europa, há cerca de dois milhões de anos, desde então, tem-se espalhado por todo mundo com sucesso e adaptando-se as diferentes condições. Mas a pergunta é: até que ponto pode chegar toda essa diversidade e será que estamos conseguindo conviver com tantas diferenças?
Sabemos que há diferenças sociais, culturais, raciais e agora também os homossexuais. O mundo vive e sempre viveu esse contraste de massa, cada um com seu gosto, princípio, ideias, opniões e também opções. Será que caberia a alguém a atitude de tentar homogenizar todo esse povo? Com certeza isso seria impossível, mas devemos ter um pensamento mais amplo sobre esse assunto, e cabe a cada um a concientização de que de fato ninguém é igual e que tanto o poder de expressão quanto a atitude deve ter um limite, e esse limite termina quando começa o direito do outro, por isso deve-se pensar muito antes de agredir alguém fisicamente ou moralmente, discriminar ou julgar sem que se tenha um mínimo de conhecimento sobre o que se está julgando, pois bons jurados são aqueles que conhecem o que julgam.
Não se devem julgar os pobres pela sua condição de pobreza, talvez não tiveram as mesmas oportunidades que outros tiveram, nem os negros pela cor de sua pele, pois se sabe que nem estatus e cor determinam caráter; e muito menos crucificar os homossexuais como algo que é tão complexo aos olhos de quem vê e parece tão simples para aqueles que o sentem. Qualquer tipo de preconceito é fruto de ignorância. Para que isso fique mais claro é viável usar as palavras do grande Freud: “O narcisismo das pequenas diferenças é a obsessão por diferenciar-se daquilo que resulta mais familiar e parecido”
Aluna: Eloize Ramos da Silva

2 comentários:

  1. Parabéns pela classificação.
    Vamos torcer para a final!
    Um abração
    Que tal deixar o link do seu blog aqui ... ?

    ResponderExcluir